Nesse post você vai aprender o passo a passo no aeroporto para embarcar sem nenhum perregue.
Primeira viagem de avião é um misto de euforia com medo né? Aqueles aeroportos enormes, mil processos para realizar até sentar no avião… Se você chegou até esse post é porque vai viajar pela primeira vez em 2023 ou já faz algum tempo que não viaja e está com muito receio e insegurança de fazer algo errado. Meu nome é Andressa e esse é o blog que te ensina a viajar mais gastando menos e a não passar perrengues em viagem, então bora lá que a viagem vai começar.
Check in
O primeiro passo é realmente 0 check in, ou seja, a confirmação que de fato você vai viajar.
Ele fica disponível a partir de 48h antes do horário do seu voo. Algumas cias aéreas já fazem check in automático (e te mandam por email), mas você pode fazer (para as outras cias aéreas) pelo celular, dentro do aplicativo da cia aérea da viagem. Algumas cias aéreas te permitem escolher o seu assento nesse momento sem custo adicional, já outras você só escolhe o seu assento pagando uma taxa entre 50 e 60 reais por assento (no canto superior esquerdo da imagem abaixo veja os valores dos assentos) e por trecho. Só existe uma forma de alterar o seu assento de forma gratuita (no aeroporto, antes do voo, se ainda houver como alterar no balcão de atendimento) ou sendo alta categoria no programa da cia aérea.
Ao realizar o seu check in, será gerado um código QR que será lido (bipado) em máquinas ou por um funcionário do aeroporto. Por isso, sugiro que você tire um print da tela, porque no momento de apresentar pode ser que sua internet não esteja boa e não carregue o código.
Também é possível conseguir o seu cartão de embarque emitindo nos totens de auto atendimento, ou, caso vá até um balcão para despachar mala ou tirar alguma dúvida você pode pedir para o atendente imprimir o seu cartão.
Atenção ao horário de chegada no aeroporto!
– Nacional: 2h antes principalmente se for despachar bagagem
– Internacional: 3 a 4h antes (por isso que aqui também te ensinamos sobre salas vips – para esperar seu voo no conforto, comendo e bebendo de graça – ver os cards)
OBS: Muito cuidado também com 2 voos no mesmo dia, contar com atrasos de voo.
Ao chegar no aeroporto procure por sua cia aérea
Inclusive é importante você avisar isso para o Uber ou Taxi, nos aeroportos grandes (ex SP, RJ, CNF) cada cia aérea se localiza em uma ala e muitas vezes fica bem distante uma da outra, inclusive em terminais diferentes como em GRU por exemplo.
Procure nas telas informações sobre o seu voo para que você acesse a fila correta.
– Passagem e Bagagem
PASSAGEM
Você possui 3 opções para acessar sua passagem aérea -> via aplicativo de celular, via totem (auto atendimento), via balcão de atendimento da companhia aérea.
NO BALCÃO DE ATENDIMENTO você pode pedir para o atendente imprimir o seu cartão de embarque para que você não dependa do cel por exemplo (vai que a bateria acabe). MAS você também pode fazer isso sozinho pelo TOTEM (caso não vá despachar bagagem).
OBS: Apenas no balcão de atendimento é possível mudar o assento de forma gratuita com o atendente se ainda houver vaga.
BAGAGEM
Você pode entrar no avião com uma mala de mão nessas proporções (55cm altura x 35cm largura x 25cm profundidade) e que pese até 10Kg.
No aeroporto você irá encontrar informações sobre as medidas da bagagem de mão e as vezes até um molde de papel no tamanho correto.
Você também pode levar, além da mala de mão, até 1 item pessoal e que caiba no espaço abaixo do seu pé no assento. Se você não quiser entrar no avião carregando nada, dependendo do atendente no BALCÃO DE ATENDIMENTO, ele pode permitir que você despache essa mala nas proporções corretas e peso até 10Kg de forma gratuita, recebendo-a no destino final.
Bagagens fora dos padrões da mala de mão precisam ser despachadas no NO BALCÃO DE ATENDIMENTO. Veja se a sua passagem inclui o despacho gratuito, caso contrário você precisará pagar. Lembre-se que a taxa deverá ser paga por localizador, ou seja, uma taxa referente à ida da bagagem e outra taxa referente ao retorno desta até sua cidade de origem.
DICA DE ECONOMIA: se precisar despachar, compre a sua bagagem pelo site da companhia aérea até 1 dia antes antes do seu voo, é mais barato, custa em média 110 reais e no dia do voo o valor sobe para 200 reais. Então, faça com antecedência!
ATENÇÃO: se precisar mesmo despachar mala e já souber disso no ato da compra da sua passagem aérea, verifique se não é mais econômico comprar a passagem na tarifa Plus. Veja abaixo na imagem o que cada tarifa abrange de benefício.
Neste caso, por exemplo, a diferença entre a tarifa Light e a Plus é de 153 reais. Ou seja, pagando 153 reais a mais você consegue garantir o despacho de mala deste trecho e ainda reservar o assento que você quiser (exceto das 6 primeiras fileiras). Se você fosse pagar por fora a mala e o assento você gastaria neste trecho 149 reais (100 reais da mala + 49 reais do assento comum. Ou seja, neste caso não está valendo a pena. SEMPRE ANALISE!
OBS: a sua bagagem será entregue no seu destino final, ou seja, se você possui mais um voo antes de chegar no seu destino (conexão), não se preocupe, você não precisa despachar novamente a sua bagagem. ISSO NÃO SE APLICA para voos comprados separadamente, funciona apenas se seu voo original possui conexão ou escala. POR ISSO É SEMRE BOM PERGUNTAR PARA UM ATENDENTE no balcão de informações da companhia aérea.
Neste momento do despacho da mala você receberá um comprovante (de despacho de mala), GUARDE-O! Se acontecer algo com sua bagagem você precisará desse papel para comprovar que de fato despachou.
Encontre a área de embarque
Para entrar nessa área eles pedem a passagem aérea (o bilhete) para fazer a leitura do QRcode (então pode ser com o celular) e um documento com foto (RG, CNH ou PASSAPORTE).
Passar pela área de segurança
Nesse momento a sua mala passará por uma esteira onde tem um raio X para verificar se sua bagagem não possui nada que coloque em risco a integridade dos outros passageiros e a segura do avião, por isso diversos objetos precisam ser evitados.
Você também passará por um detector de metais (como no banco por exemplo), então já tire tudo que possa demorar a sua passagem por essa área (pulseiras, relógios, cintos e até sapatos com detalhes de metal), computadores e eletrônicos precisam estar uma bandeja, então já deixe-os em fácil acesso para não atrapalhar a fila.
Procurar o seu portão de embarque
Mas antes disso, viagem para mim precisa ter acesso a sala vip para esperar meu voo no conforto e claro, também pela economia, você sabe que um café e um pão de queijo no aeroporto fica quase 40 reais né? Então antes de entrar no avião damos um pulinho em alguma sala vip, comemos e bebemos a vontade, tudo de graça minha gente! Se você quer aprender como ter acesso às salas vips e como viajar sem pagar pela passagem aérea, CLICA AQUI
A informação do seu portão está no seu cartão de embarque PORÉM acontece muito de até 1hora antes do seu voo esse portão de embarque mudar, então veja sempre os televisores para confirmar (tem vários espalhados pelo aeroporto). De frente a uma das telas, busque a companhia aérea e o destino do seu voo, veja se bate com o horário do seu voo, confirme também o número do seu voo e aí sim confirme o seu portão de embarque.
Atenção: O portão é por onde você entra no seu avião. Ele pode ser feito direto por um finger (que é muito mais tranquilo e cômodo) ou por um portão que te levará até um ônibus que te deixará em frente ao seu avião.
Atenção: O embarque começa 40min antes do horário do seu voo e finaliza 20 minutos antes, então se você não estiver no seu portão até esses 20 min antes, você perderá o seu voo.
Início do embarque
Eles vão chamando cada grupo e você não precisa se levantar antes.
Primeiro eles chamam as prioridades por lei: idosos, cadeirantes, gestantes e pessoas com crianças de colo.
Logo em seguida eles chamam os clientes com status na cia aérea.
Depois eles vão chamando por setores, informado no seu cartão de embarque por grupos. Começam pelo 1 e terminam com o 6.
Aí sim quando te chamarem você entra na fila e apresenta novamente cartão de embarque e documento com foto.
Procurando seu assento
Vai acompanhando a fila para entrar de fato no avião e já vai olhar o seu assento que estará também no seu cartão de embarque informado através de 1 ou 2 números e 1 letra. Mostrar o meu e falar sobre as letras. Na altura dos seus olhos você encontrará as informações do assento dentro do avião. Em relação as letras é bem simples, normalmente segue a sequência:
Lado direito ao entrar no avião:
A – janela
B – meio
C – corredor
Lado esquerdo ao entrar no avião:
D – corredor
E – meio
F – janela
Mas é bem simples identificar pelo desenho dentro do avião – mostrar o desenho do que é janela.
Acomodando as bagagens
A bagagem com rodinhas vai no compartimento acima do seu banco.
O seu item pessoal vai abaixo dos seus pés – precisa caber nesse espaço.
OBS: primeira fileira e os assentos de emergência não podem ter nada no chão, para evitar que, caso essa saída precise ser utilizada não impeça o fluxo de pessoas. Por isso vai precisar ir no compartimento superior também.
Na minha opinião é muito importante conseguir embarcar primeiro (ou seja, estar nos primeiros grupos) para garantir que tenha espaço para as bagagens dentro do avião.
Mas não se preocupe, se você entrar por último, logo na entrada do avião vão avisar que não há mais espaço para as malas e eles farão o despacho gratuito destas. Não se preocupe pois da porta do avião essa mala desce imediatamente as escadas laterais e já vai direto para o porão do avião se juntar às outras bagagens que foram despachadas.
Acontece muitas vezes de não ter espaço no compartimento acima do seu assento e você ter que procurar outro. Não esqueça de onde colocou suas bagagens para facilitar retirar no momento do desembarque.
Iniciando a viagem
Ao sentar, certifique-se que o seu assento está na posição vertical e já afivele seu cinto. Leia o folheto sobre Instruções de segurança que está no bolsão à sua frente e preste atenção à apresentação da tripulação aérea (comissário de bordo).
Obs: Mantenha seu cinto afivelado em todo o seu trajeto para sua segurança. Talvez você não saiba, mas existem turbulências que não conseguem ser identificadas pelo radar do avião e por isso eles não darão nenhum alerta. Essas turbulências costumam ser muito fortes e podem te machucar caso você não esteja com o cinto. Então só desafivele os cintos se for ao banheiro e ao voltar já coloque novamente
O saco à sua frente é para pessoas que possam vir a enjoar ou vomitar (para não sujar o avião).
Os botões acima no teto:
- saída de ar
- luz direcionada para você
- botão para chamar a comissária
- botão indicativo de afivelar os cintos
- botão de manter os eletrônicos desligados ou sobre ser proibido fumar a bordo (inclusive no banheiro)
Após o avião atingir a altura adequada no céu o comandante falará Tripulação 10 mil pés. A partir desse momento você poderá se levantar para ir ao banheiro, inclinar seu assento ou abrir sua mesinha se quiser.
Após o aviso dos 10 mil pés os comissários passarão oferecendo lanches (em voos internacionais servirão refeições completas).
TURBULÊNCIA
Primeiro saiba que turbulência não derruba avião – ASSISTA ESSE VÍDEO PARA ENTENDER
Porém ela pode fazer você se machucar já que o avião balança bastante. Quando há um aviso de turbulência você está proibido de se levantar. Mantenha-se sentado e com o cinto afivelado. Você deverá aguardar o comandante avisar que já passaram pela área de turbulência e que agora estão seguros para levantar se precisar.
Pouso e desembarque
Ao sinalizarem que os procedimentos para pouso foram iniciados você está proibido de se levantar. Mantenha-se sentado e com o cinto afivelado até que a aeronave não só atinja o solo, como pare completamente.
Por isso, se você estiver com vontade de ir ao banheiro, vá antes de se aproximar do seu destino final (veja a hora atual e a hora de chegada no destino no seu cartão de embarque).
Após o avião ter pousado os comissários chamarão POR FILEIRA para desembarcar, então mantenha-se sentado até que chamem a sua!
Pegue todos os seus pertences! Não vá esquecer nada hein!
Conexões ou saída do aeroporto
Se você precisa trocar de avião para pegar mais um voo até o seu destino final, ao sair do avião você já está naquela parte em que só precisa achar seu novo portão de embarque, então veja no seu outro cartão de embarque ou nos televisores espalhados.
Aguarde seu voo no portão indicado até que se inicie o embarque deste voo ou aguarde em alguma sala vip, se atentando para não perder o horário hein!
Caso esse voo já tenha levado você até o seu destino final procure por placas indicativas de DESEMBARQUE. Vá seguindo as placas e logo você encontrará as esteiras de bagagem, é lá que você irá retirar as suas bagagens que foram despachadas.
Terão várias, busque pelo seu voo através do televisor e aguarde a sua mala chegar. Ao receber a mala, confira na etiqueta se realmente a mala é sua (terá seu nome na etiqueta).
Logo após as esteiras você encontrará o portão de saída. OBS: Após passar por esse portão você não poderá mais voltar pelo mesmo! Então, certifique-se de que pegou todas as malas e todos os seus pertences.
Pronto! Depois dessas dicas vai dar tudo certo na sua viagem! Agora é só aproveitar muito!.
Deixa um comentário para mim, me contando o que você achou desse post.
Se você quer aprender um pouco mais sobre milhas aéreas, confere esse nosso post CLICA AQUI, e nos siga nas nossas redes sociais!
Para mais informações sobre o nosso curso do zero ao avançado, CLICA AQUI