Milhas como funciona. Tudo o que você precisa saber.
Sei que ainda parece muito complicado para a maioria das pessoas, mas nesse post vou ser o mais simples possível nessa explicação.
Primeiramente, você precisa saber se você chegou aqui, você está em 5% da população que tem esse conhecimento, até porque no fim desse texto você aprenderá tudo o que você precisa saber para começar com o pé direito nesse mundo.
Milha foi uma forma criada pela companhias aéreas para recompensar os clientes mais fiéis, ou seja, quanto mais fiel àquela companhia você for, mais você possui benefícios. E esse recompensa, chama-se milhas.
O melhor disso tudo é que milhas tem um valor real, sim um valor monetário, sim. Podemos dizer, inclusive, que milhas = dinheiro. Isso porque, você pode trocar suas milhas por produtos, serviços, hospedagens, ingressos de shows e até fazer doações, etc, mas a forma mais utilizada é trocar essas milhas por passagens aéreas.
Outro pontos que gera muita dúvida nas pessoas é a diferença entre pontos e milhas, sim, existe essa questão de pontos também, mas vou te mostrar que não é nada complicado, e vou explicar de uma forma bem simples para facilitar o aprendizado. Nesse vídeo do youtube eu explico essa diferença:
Pontos e Milhas: aprenda do zero.
Se você quiser assistir mais conteúdo em vídeo: inscreva-se no nosso canal do youtube clicando aqui.
Mas, continuando por aqui, vamos aprender de forma bem simples.
Os bancos também não quiseram ficar de fora dessa possibilidade de manter os clientes por mais tempo, afinal, são os clientes que sustentam essas empresas. Se não tiver clientes, a empresa não terá dinheiro. Simples assim.
E os bancos criaram programas de fidelidades oferecendo pontuações para seus clientes fiéis. Inicialmente essas pontuações foram atribuídas aos cartões de crédito, e até hoje é assim.
Funciona basicamente da seguinte forma: o banco te oferece um cartão que acumula pontos, e quanto mais você gasta mais você acumula pontos. Cada banco teu seu programa próprio, não vou aprofundar nisso agora, mas vou dar só alguns exemplos para você entender.
Os bancos do Bradesco e Banco do Brasil utilizam o mesmo programa que é o Livelo. O banco Santander possui o programa Esfera, o banco Itaú possui o programa Itaú Shopping e a Caixa Econômica possui o programa de pontos da caixa.
E para ficar bem fácil o aprendizado, podemos pensar da seguinte forma: quando se fala de programa de banco, chamamos de pontos, e quando se fala em companhia aérea chamamos de milhas.
Programa de bancos: pontos.
Programa de companhia aérea: milhas.
Assim como funciona com as milhas, esse pontos acumulados você pode trocar por produtos, serviços, hospedagens, ingressos de shows e até fazer doações, etc, mas a forma mais utilizada é trocar essas milhas por passagens aéreas.
No meio disso tudo, tanto os bancos quanto as companhias aéreas observaram que os clientes estavam cada vez mais utilizando de forma inteligente os seus gastos e se tornando fiés, eles resolveram fazer parcerias e possibilitar a transferência de pontos acumulados nos programas dos bancos, para o programa de fidelidade das companhias aéreas.
Mas, quais são esses programas de fidelidade das companhias aéreas? Cada um tem o seu, e vamos falar dos mais conhecidos aqui no Brasil.
Latam: Latampass
Gol: Smiles.
Azul: TudoAzul.
Nesse ponto já aproveito para tirar muitas dúvidas que surgem quando começamos a explicar isso. O que você pode fazer é transferir do seu programa de pontos do banco para o seu programa de fidelidade da companhia aérea. Sempre o mesmo cadastro, que é através do mesmo CPF. Você não pode transferir pontos entre programas de fidelidade. Exemplo: mandar do seu programa Livelo para o seu programa Esfera.
A regra é mandar do seu programa de pontos para o seu programa de fidelidade. Não se esqueça disso.
Outro detalhe é o seguinte, você não pode transferir suas milhas de uma companhia aérea para outra companhia aérea. Exemplo: você não pode transferir suas milhas da azul, para sua conta da Smiles, e vice-versa. Não há esse possibilidade.
Outro ponto muito interessante na parceria entre os programas de pontos com os programas de fidelidade é que eles, geralmente, durante o ano todo oferecem promoções dando pontos extras ao transferir seus pontos do programa de pontos, para o programa de fidelidade das companhias aéreas.
Muitas dessas promoções oferecem 100% de bônus, ou seja, você pode dobrar a quantidade de pontos transformando em milhas. Isso não é maravilhoso?
Aí você pode pensar: é muito bom para ser verdade…
E se eu te falar que todos os anos esses pontos e milhas são colocados no mercado, mas a maioria dos brasileiros não aproveitam por falta de conhecimento. E não são poucas milhas…veja essa reportagem que saiu na CNN.
E essa história se repete todos os anos. E nossa intenção com nosso conteúdo é tornar esse conhecimento mais presente na vida dos brasileiros. É a nova inteligência financeira! E contamos com sua participação para melhorarmos o Brasil juntos, compartilhando esse conteúdo com a maior quantidade de pessoas possíveis. Cada pessoa, cada família que pudermos ajudar, já faremos a nossa contribuição para um país melhor.
Compartilhe conosco sua experiência também, nos conte nos comentários. E se você tiver alguma dúvida também nos pergunte, que será maior prazer ajudar nesse caminho.
Essa é uma parte, inicial, de como as milhas funcionam. Espero que tenha ficado mais claro agora. Em breve teremos mais conteúdo nesse blog.
Grande abraço a todos!
Pingback: Passo a passo no aeroporto Todo dia Milhas
Pingback: Novo programa do banco Itau Personalité - Todo dia Milhas